fbpx
sunderland

Série narra ascensão e queda do Sunderland

Em outubro de 1879, o mundo do futebol contemplou o nascimento de mais um time, o Sunderland. Representando a cidade que carrega seu mesmo nome, o time é de origem inglesa, e já conquistou alguns títulos desde a sua formação. Entretanto, para aqueles que não conheciam a sua história, esse quadro mudou drasticamente em 2018, quando a Netflix disponibilizou em seu catálogo, uma série que retrata sua ascensão.

Entretanto, apesar de possuir inúmeros fãs espalhados ao redor do mundo, foi entre os anos de 2017 e 2018 que o Sunderland ficou ainda mais reconhecido. Porém, esse reconhecimento veio através de sua queda, ao ser rebaixado da Premier League pela 1ª vez em 16 anos.
Depois desse acontecimento que marcou a história do futebol inglês, a Netflix, uma das maiores empresas no ramo digital, viu esse momento como uma grande oportunidade. A princípio, o que deveria ser apenas um documentário, tornou-se uma série de sucesso entre os fãs do esporte. Em seu título original, a série foi divulgada como “Sunderland ‘Til I Die”, quando lançada em solo brasileiro, recebeu o nome de “Sunderland Até Morrer”.

Sunderland: dos momentos em ascensão à queda

A série retrata o dia a dia de um time que ganhou destaque entre outros clubes da liga inglesa, que eram afortunados de recursos. A cada jogo vencido, participação em campeonatos, copas e supercopas, mais o time se destacava e ganhava respeito, admiração, torcedores e patrocinadores.
Após acumular 14 títulos importantes, veio o momento de desespero, no qual o clube foi rebaixado em um dos campeonatos mais importantes do mundo do futebol. Mesmo assim, o documentário foi um projeto levado adiante, pois, depois da derrota, não havia nada mais a perder.
Com um título sugestivo e visivelmente atraente, o documentário foi lançado e fez um enorme sucesso, e não apenas entre os torcedores do time. Nos primeiros episódios é possível identificar o quanto que o surgimento do time trouxe alegria para os moradores da pequena cidade. Em cidades do interior, é bastante comum o apoio da população para seus jogadores.

https://novoesporte.builderallwp.com/serie-el-presidente-corrupcao-fifa-amazon/

Então, após 10 anos de vivendo de felicidades proporcionadas pelo time, veio a grande tristeza e aperto no coração dos moradores, após o ver sendo rebaixado. Mas, não foi apenas os jogadores e técnicos que perderam. A cidade em si perde muito, pois o futebol jogado pelo Sunderland era uma das principais fontes de renda do local. Com isso, a população inteira perde e sofre, seja pelo desemprego, seja pelo time.
O documentário mostrou a realidade exata de um time em busca do reconhecimento. Cada episódio chama a atenção do público que o assiste, pois mostra a realidade nua e crua dos acontecimentos dentro e fora de um estádio de futebol. Entretanto, apesar de ser um documentário, não é algo que mostra apenas momentos felizes e de vitórias. E talvez, esse seja o seu diferencial.

Sunderland até morrer: críticas e recepção do público

A série foi lançada em duas temporadas, até o momento e conta com 16 episódios. A primeira temporada estreou em dezembro de 2018 e causou alvoroço no público, por retratar de forma real, uma vivência que poucos conhecem. Após o sucesso, a Netflix lançou mais uma temporada em abril desde ano (2020).

No site da IMDB, local onde os fãs de séries, música e cinema em geral, podem deixar sua opinião sobre determinada mídia digital. Para reafirmar que a série foi um sucesso, no site é possível verificar que a nota obtida pela produção foi de 8.2, alcançando quase a máxima, que seria 10.

No total, a série foi votada por mais de 5 mil pessoas e segue sendo bastante comentada nas redes sociais. Além de aparecer no catálogo da Netflix como uma série bastante popular entre os usuários da plataforma, seja a primeira ou segunda temporada.