“O Brasil poderia melhorar seu desempenho nos esportes de uma maneira mais fácil, rápida e barata do que depender de políticas e financiamento adequados?” Jose Salibi Neto e Adriana Salles Gomes se fizeram essa mesma pergunta e chegaram à conclusão de que um técnico é capaz de aumentar consideravelmente as chances de sucesso nos esportes.
- Baixe e-book grátis com 100 startups;
- Um link de bio perfeito para você;
- Ganhe R$ 10 para transferir dinheiro;
- Faça seu computador minerar bitcoins;
Para explicar melhor sobre a conclusão que tiveram com suas pesquisas e análises, criaram o livro O algoritmo da Vitoria, no explicados os vários elementos usados pelos técnicos na criação e sustentação do espírito de um campeão. São específicos da seara esportiva, mas podem inspirar líderes em outros segmentos aa melhorarem o desempenho de suas equipes. Também inspiram profissionais a cuidarem melhor de suas carreiras e país a preparem seus filhos para o futuro do trabalho.
Aspectos técnicos sobre o êxito dos atletas foram pesquisados pelos autores. Pesquisaram o desempenho de atletas como:
- Tom Brandly
- Cristiano Ronaldo
- Raí
- Gustavo Kuerten
- Usain Bolt
- Michael Phelps
Com base na pesquisa técnica, ficou claro o impacto causado por um técnico para o atleta, mesmo para aqueles que já possuíam seu próprio talento. Foram escolhidos os técnicos de primeira linha para avaliação, tais como:
- Bob Bowman, treinador de Michael Phelps
- Brad Gilbert, treinador do tenista André Agassi
- Bernadinho e José Roberto Guimarães, ganhadores de inúmeros títulos do vôlei mundial
- Phil Jackson, treinador dos times Chicago Bulls e também Los Angeles Lakers, entre outros
Diversos esportes foram analisados e mapeados, do boxe ao ciclismo. Foram encontrados oito elementos comuns e importantes para que esses técnicos pudessem alcançar a vitória. Esse “Algoritmo da Vitoria” traz, portanto oito “lições importantes e poderosas que explicam e transcendem o universo esportivo”.
O Algoritmo da vitória pode ser lido por todos aqueles que possuem interessem em melhorar seus desempenhos, não importando se o desempenho a ser melhorado é em jogos mentais, na comunicação, em ambientes de crescimento ou na criação de estratégia e um espírito de equipe.
Sobre os autores
O tênis foi capaz de fazer com que José Salibi enveredasse pelo mundo dos negócios, levando-o a fundar a HSM. Sua empresa passou a ser considerada uma das empresas líderes em educação executiva. Hoje em dia, José Salibi se tornou um dos maiores palestrantes do país e se dedica a ajudar profissionais e empresas a atingir seu potencial máximo. Também é coautor de livros como:
- Gestão do amanhã
- O novo código da cultura
Diferente de seu colega de trabalho, Adriana Salles Gomes nunca havia sido uma atleta de alto rendimento. Hoje em dia, ela tornou-se jornalista e diretora editorial das revistas HSM Management e MIT Sloan Review Brasil. Adriana Salles Gomes também já escreveu outros livros.
- Fuja no Fim de Semana
- Fuja de Casa com as crianças
- Fique em São Paulo
- Fuja por um Ano – Sabáticos