Livro: técnico do Goiânia mostra como se tornar um treinador de sucesso

O treinador de futebol hoje é mais do que um estrategista. É um líder capaz de transformar talentos em equipes vencedoras e de inspirar milhões dentro e fora dos gramados. Essa premissa guia o livro “Além da área técnica: o percurso de desenvolvimento do treinador de futebol”, de Luan Carlos Neto, novo técnico do Goiânia Esporte Clube. Com apenas 32 anos, ele acumula experiências marcantes em dez times brasileiros. Para 2025, o desafio será comandar o Galo Carijó. O lançamento pelo selo Artêra da editora Appris acontecerá no dia 13 de dezembro, às 19h30, no Portão 62 – Sports Pub, em Goiânia. O evento será aberto ao público e promete atrair tanto profissionais do esporte quanto amantes do futebol.

Com licença PRO da Confederação Brasileira de Futebol, Luan já treinou o Novo Horizonte (GO), Grêmio Anápolis (GO), Atlético (CE), Brusque (SC), Floresta (CE), Goianésia (GO), Camboriú (SC), Campinense (PB), Caxias (RS) e Brasiliense (DF). O autor se destaca como referência na nova geração de treinadores brasileiros e compartilha no livro experiências e aprendizados, abordando temas que vão da formação contínua até a importância de mentores e conselheiros no desenvolvimento profissional. Desde os primeiros passos como auxiliar de roupeiro de um time aos 15 anos até alcançar a área técnica, função que exerce desde os 23 anos, Luan oferece uma visão sobre os desafios e conquistas de sua carreira. O treinador destaca a importância do conhecimento científico, da liderança humanizada e da saúde mental na profissão e fala de valores como resiliência e adaptação, tanto para o sucesso no esporte quanto na vida.

“Existe pouco material sobre treinadores no Brasil, e isso ainda é um desafio na nossa área. O que me levou a pensar na escrita de um livro foi a minha gratidão pela leitura, pois meu nível de desenvolvimento pessoal aumentou muito quando adquiri o hábito de ler. Sempre alimentei o sonho de publicar um livro e, ao mesmo tempo, falar sobre a área que mudou minha vida. Costumo dizer que o futebol deu sentido à minha existência. Juntei essas duas paixões e realizei esse sonho. Minha intenção é realçar o treino de futebol a partir da especificidade, com ênfase no modelo de jogo e na importância das relações pessoais em todo esse processo”, explica Luan Carlos, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

A obra explora ainda a necessidade de adaptação regional e cultural ao trabalhar em clubes de diferentes regiões do Brasil, a relevância do modelo de jogo como elemento central no treinamento e o papel do treinador como empreendedor e gestor de pessoas. “Além da área técnica” tem prefácio do professor doutor Alcides Scaglia, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e participação especial do professor doutor português Júlio Garganta, da Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto, enriquece ainda mais a discussão com insights valiosos sobre treinamento esportivo.

“Dividido em oito capítulos e com várias indicações de leitura, o livro traz conteúdo bem prático e objetivo. Nossa ideia é trazer temas de forma que o leitor absorva as ideias de maneira simples e rápida, sem dar voltas ou desenhar muito o assunto. É o tipo de livro que eu gosto de ler e busco nas minhas pesquisas: direto, com um conteúdo prático e capaz de contribuir de fato com a formação de pessoas, estudantes e profissionais da área. Mas também para todos os outros que, assim como eu, refletem diariamente sobre todos os aspectos que envolvem o futebol”, explica o autor, que tem especialização em Fisiologia do Exercício e em Psicologia do Esporte.

Nascido em 21 de maio de 1992, em Ipameri, Goiás, Luan Carlos Neto é treinador de futebol com Licença PRO da Confederação Brasileira de Futebol. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás, possui especialização em Fisiologia do Exercício e em Psicologia do Esporte. Luan também é palestrante em universidades e eventos sobre futebol e gestão. No Brasil, já treinou 10 clubes.

Serviço

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading