fbpx
o homem que mudou o jogo

“O Homem que Mudou o Jogo” chega ao Netflix

O filme “O Homem que Mudou o Jogo”, estrelada pelos atores Brad Pitt e Chris Pratt, estreou no Netflix. Esta produção fala sobre a história de um gerente de um time de beisebol que foi capaz de conseguir os melhores jogadores usando apenas métodos pouco convencionais, tornando-se um clássico da gestão esportiva.

A cinegrafia “O homem que mudou o jogo” foi dirigido por Bennet Miller e lançado no ano de 2011. É um filme norte-americano baseado no livro Moneyball: The Art Of Winning An Unfair Game (Moneyball: a arte de ganhar um jogo injusto).

O roteiro do filme foi escrito por três grandes roteiristas da história do cinema: Steven Zaillian, roteirista de “A lista de Schindler”, Aaron Sorkin, roteirista do filme “Meu querido Presidente”, eStan Chervin. A adaptação cinematográfica é estrelada por Brad Pitt, Jonah Hill e Philip Seymour Hoffman. Foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema Internacional de Toronto em 2011.

O homem que mudou o jogo tem como principal foco as tentativas de Beane de conseguir criar um time bom o suficiente para a temporada de 2002 de basebol em Oakland. Apesar de não ter uma situação financeira muito favorável, Beane acredita que é capaz de montar essa equipe usando analises estratégicas dos jogadores. Veja o trailer:

Sobre o livro

O livro “Moneyball: A arte de ganhar jogos injustos” foi escrita pelo autor Michael Lewis e publicado no ano de 2003. Sua obra fala sobre um time que foi capaz de ganhar 20 jogos seguidos mesmo com um orçamento quase inexistente. O livro possui fatos baseados em uma história real e se tornou um dos livros mais famosos relacionado a ciência do beisebol.

Michael Lewis, ao escrever o livro, se inspirou em responder a apenas duas perguntas que muitos faziam:

  • Como um tome tão pobre conseguia vencer tantos jogos mesmo possuindo tão pouco dinheiro para competir com times de peso?
  • Qual era a maior vantagem competitiva que os A’s poderiam ter que permitia que eles competissem no mesmo nível que times mais ricos dentro da liga?

No livro, Michael Lewis responde a essas perguntas contando a história do Oakland Athletic’s do começo ao fim, mesmo antes dos jogos de 2002.

As tramas no livro são interligadas e diferentes histórias são apresentadas para os leitores. Histórias e tramas que no final se unem em uma só para explicar o ponto final de Moneyball.