fbpx
criação de conteúdo

Líderes debatem profissionalização da gestão do esporte

Que o futebol é paixão nacional, não há dúvidas. Mas para muito além do que acontece dentro de campo, uma das principais tendências e discussões dos últimos anos no futebol brasileiro é a profissionalização da gestão de clubes e federações, que aos poucos passam a contar com executivos especializados para conduzir os rumos do esporte no país. E foi pensando nessa transformação aliada ao fato de que o futebol representa 0,72% do total do PIB nacional, movimentando R$ 52,9 bilhões da economia do país, que a TOTVS escalou um time de especialistas para o painel “De paixão nacional a empresas com alto nível de governança: como o futebol tem se profissionalizado no Brasil”, que encerra a programação da plenária principal do Universo TOTVS, no dia 15 de junho, às 17h30, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 

Participam do debate nomes de peso: Tamires Dias, capitã do Corinthians, embaixadora da CBF Academy e um dos destaques da Seleção Brasileira; Thiago Scuro, head de Futebol do Red Bull Bragantino — formado em Marketing Esportivo e especialista em gestão de futebol, com passagens pela FIFA, CBF Academy e Instituto Johan Cruyff; e Eduardo Freeland, diretor-executivo de Futebol do Esporte Clube Bahia — responsável pela reformulação do atual elenco do clube e pela recondução do tricolor para a primeira divisão nacional, assim como fez com o Botafogo em 2021. A mediação do painel fica a cargo do experiente jornalista Tino Marcos, que carrega no currículo a cobertura de oito Copas do Mundo e seis Olimpíadas.


O tema do painel é ainda mais quente porque, somente em 2021 e 2022, três dos grandes clubes brasileiros – Cruzeiro, Botafogo e Vasco da Gama – mudaram sua gestão e se tornaram Sociedades Anônimas, com objetivo de corrigir erros de décadas de gestões amadoras e reerguer as organizações. “O futebol brasileiro iniciou nos últimos anos uma jornada de profissionalização na governança do esporte, e tecnologia tem tudo a ver com isso. Os painelistas, cada um em sua especialidade, sabem bem como isso funciona na prática e será uma ótima oportunidade para aprender sobre modernização, gestão esportiva, profissionalização dos negócios e até marketing esportivo durante essa conversa”, destaca Diana Rodrigues, diretora de Marketing da TOTVS.


Além deste painel, o Universo TOTVS conta com mais de 200 conteúdos na programação, incluindo master classes, painéis, tracks segmentadas, workshops e atividades práticas voltadas para tecnologia e inovação. Outros grandes nomes confirmados no evento são: Seu Jorge, músico e ator brasileiro; Manuelle Pires, head de Parceria de Gaming no YouTube Brasil; Malu Miranda, head de Conteúdo Original Brasileiro da Amazon Studios; e Roberta Pate, head de Estratégia e Operações do Spotify na América Latina.


Para saber mais sobre a programação do Universo TOTVS e garantir o ingresso, acesse o site.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

%d blogueiros gostam disto: