fbpx

Yndiara Asp se diz empolgada em estrear maior pista da América Larina

Entre os dias 27 e 29 de maio, Porto Alegre     receberá     a      atleta olímpica Yndiara Asp, para a segunda etapa do STU. A catarinense é promessa de grandes manobras, mas mais que isso, é um dos principais nomes do skate mundial, sendo a primeira e única brasileira a vencer etapas do mundial na modalidade park e tendo importante papel na luta e incentivo da categoria feminina. Esta será a primeira vez que a cidade sediará

Mesmo antes de ter sido finalista nas Olimpíadas de Tóquio, Yndi já era uma grande referência no skate feminino. Além de ter sido a protagonista na igualdade de premiação entre as categorias feminina e masculina no skate, em 2018, e, graças a isso, o skate brasileiro pode disputar as Olimpíadas, pois um dos requisitos era que houvesse essa igualdade, a atleta já foi a responsável pela criação de uma categoria feminina na maior competição entre gerações de bowlriders no planeta, o Red Bull Skate Generation. Isso aconteceu quando, em 2016, ela e um grupo de amigas reivindicaram a presença de mulheres na competição. Com isso, na edição seguinte, não só o pedido foi atendido, como Yndiara foi a embaixadora da categoria feminina.

Além disso, a capital gaúcha também pode esperar um bom repertório da skatista, em seu debute. Yndi, que já foi campeã do circuito STU em 2018, após vencer quase todas as etapas, faltando apenas a de São Paulo, quando terminou na segunda colocação, vem embalada de uma final de X-Games, disputada em Chiba, Japão. Segundo a atleta, a empolgação para competir na estreia da POA é alta. “Estamos voltando com as competições e estou empolgada com a oportunidade de competir nessa pista nova em Porto Alegre, que é a maior da América Latina e ficou muito boa. Espero dar o meu melhor, conseguir acertar boas manobras e ter um ótimo evento.”, afirma.

Yndiara também contou sobre a sensação de voltar a competir em Porto Alegre, local onde fez sua estreia em competições fora do seu estado. “Minha primeira competição fora do meu estado quando amadora foi em Porto Alegre. Vai ser bem legal competir aqui de novo, agora como skatista profissional. Aliás, minha família é praticamente toda do Rio Grande do Sul, meu pai, inclusive, nasceu em Porto Alegre. Com o campeonato sendo realizado aqui, meus parentes têm a oportunidade de vir prestigiar e torcer de perto. A torcida vai estar presente em peso”, diz a skatista.

A pista, que é a maior da América Latina, foi construída às margens do Guaíba e traz em sua arquitetura diferentes elementos urbanos importantes da cidade, como o corrimão da Câmara

Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália. O evento faz também comemora os 250 anos da cidade completados este ano.

Sobre Yndiara Asp

Nascida e criada em Florianópolis – SC, Yndiara Asp é hoje um dos principais nomes do skate feminino mundial. Não por acaso, é também a região de outros grandes talentos do esporte que cresceram rodeados por pistas e todo lifestyle do surf e skate no bairro Rio Tavares. Yndi, como é conhecida, foi uma das três skatistas que representaram o Brasil na categoria Park nos Jogos Olímpicos de Tóquio chegando em 8º lugar nas finais.

Atualmente, a skatista é a porta-voz oficial da LAB (Liga Amadora de Bowl), tornei nacional que visa fomentar e fortalecer o skate amador, e integrante da equipe oficial da seleção brasileira de skate que irá representar o país em 2022. Além disso, Yndi também vem se preparando com foco nas Olimpíadas de Paris 2024.

Atualizações da newsletter

Digite seu endereço de e-mail a seguir para assinar a nossa newsletter

%d blogueiros gostam disto: