fbpx
tecnologia-automotiva

17 tecnologias que migraram das pistas para as ruas

Na maioria das vezes, a melhor experiência de direção é aquela que não é preenchida com componentes eletrônicos complexos. Mas esses exemplos de tecnologia automotiva realmente tornam os carros melhores para os entusiastas. Confira 17 exemplos que migraram das pistas de corrida para as ruas da cidade:

Inicialização remota

Não há nada melhor do que poder ligar o seu Corolla seminovo remotamente da sua cozinha em um dia frio, sem antes ter que sentar no ambiente congelante do seu veículo esperando que tudo suba a uma temperatura agradável.

Transmissões de dupla embreagem

Dada a escolha, sempre optaremos por mudar a marcha por nós mesmos. Mas se você precisar obter uma transmissão automática, não poderá errar com uma embreagem dupla. As mudanças são rápidas, oferecendo uma caixa de câmbio de dois pedais que é super-responsiva e direta.

Aparelhos de som de última geração

Os sistemas de caixas acústicas nos carros percorreram um longo percurso nos últimos 30 anos. Consequentemente, o áudio desbotado abriu caminho para alguns aparelhos de som de classe mundial que você pode escolher de fábrica.

Conectividade Bluetooth

Seja para ligações telefônicas ou para ouvir música, ter o Bluetooth no seu Corolla seminovo apenas facilita a sua vida. Sem fios e sem malabarismos com cartões SD, basta sincronizar o telefone com o carro e partir.

Câmeras de estacionamento

As câmeras de backup já são necessárias em automóveis vendidos em muitos países afora, no entanto os melhores sistemas têm mais de uma câmera. Eles tornam o estacionamento e as manobras em espaços apertados mais seguros para todos.

Radar Cruise Control

Embora o controle normal seja agradável, os sistemas adaptativos baseados em radar o levam para um próximo nível. A tecnologia ajusta a velocidade do seu carro para manter uma distância definida atrás do veículo à sua frente. Isso torna a rodovia congestionada muito menos estressante.

Magnetic Ride Control

A suspensão magnética adaptativa usa um fluido com uma viscosidade que muda com base na entrada magnética. É incrivelmente inteligente e usado em tudo, desde uma Ferrari a um Civic usado.

Suspensão Multimatic DSSV

Se a suspensão adaptativa não é sua opção, uma empresa chamada Multimatic tem uma solução maravilhosa. Esta configuração de amortecedor de válvula de carretel é usada em todos os tipos de carros de corrida e carros de estrada de desempenho como o Ford GT, Camaro Z / 28 e Colorado ZR2.

Controle de lançamento

A proliferação de transmissões automáticas em carros de desempenho pode ser um pouco decepcionante, mas trouxe um grande pedaço de tecnologia: o Controle de Lançamento.

Basta pressionar um botão e o seu Civic usado se prepara automaticamente para lançamentos perfeitos e repetíveis, adaptando o sistema de tração e controle de tração para o arranque mais rápido possível.

Controles eletrônicos de roda

Os controles mecânicos de roda são ótimos porque são consistentes, mas se você deseja o diferencial de mais alto desempenho existente, precisa usar a eletricidade. Dependendo de onde você está em um canto, eles podem bloquear, desbloquear e enviar energia a uma roda designada da sua BMW que mais precisa disso.

Vetorização de Torque / Freio

Isso funciona com o carro travando a roda interna enquanto faz uma curva, simulando um diferencial de deslizamento limitado.

Permite uma melhor distribuição do torque entre as rodas motrizes e, portanto, maior aderência. Na maioria das vezes, a vetorização funciona perfeitamente, o que significa que você não sentirá nada disso acontecer. Você apenas verá os resultados.

Monitoramento de ponto cego

Um efeito colateral de dirigir carros grandes e compridos é um ponto cego grande e difícil de ver. Isso é facilmente remediado por sistemas de monitoramento de ponto cego que podem detectar quando um carro ou outro objeto está no mesmo local que você não pode ver. Inteligente e extremamente útil.

Sistemas de aviso anticolisão

Realmente não vemos uma desvantagem em evitar uma falha quando possível. Os sistemas anticolisão, como o Subaru EyeSight, podem avisá-lo se você pensa que está prestes a bater em alguma coisa e até frear a sua BMW automaticamente para você.

Assentos aquecidos e ventilados

Não há sensação melhor do que pular em um assento ventilado em um dia quente. O mesmo vale para sentir um assento esquentando no meio do inverno. Se você já experimentou isso antes, é difícil voltar.

Assentos massageadores

Os assentos massageadores estão um passo acima dos assentos com controle climático e usam pequenos motores espalhados por toda parte para oferecer uma massagem personalizável enquanto você dirige. Assim como o aquecimento e o resfriamento, depois de experimentá-los, você os desejará em todos os carros que dirigir.

Volante aquecido

Como os assentos, é um prazer sentir o calor emanando do volante em um dia frio. Não é mais necessário usar luvas quando você dirige para o trabalho de manhã, com temperaturas abaixo de zero.

Head-Up Displays

Ser capaz de ver todas as leituras vitais de um carro e as direções de navegação é uma grande ajuda em situações em que você não deve desviar os olhos da estrada. Os displays mais recentes são personalizáveis, o que significa que você pode ver o que deseja e se livrar de informações inúteis.

Apenas alguns exemplos de tecnologia automotiva

Estas são apenas algumas das novas tecnologias que estão presentes em muitos carros de alta performance nas pistas de corridas mundiais e que já estão também em muitos veículos de passeio andando por aí nas ruas da sua cidade.

Leia mais artigos sobre tecnologia no Novo Esporte e não se esqueça de compartilhar o post nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta