fbpx
recrutamento e seleção

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Para formar o time que sua empresa precisa, é necessário passar do processo de recrutamento à seleção sem tropeçar.

O recrutamento antecede a seleção, sendo que quando é bem feito, expande seus resultados.  

É importante que tanto o recrutamento quanto a seleção tenham em vista os  objetivos da empresa e se orientem por eles.

Definindo as prioridades da empresa, é possível delinear a estratégia e conduta adequada.

Saiba a diferença entre recrutamento e seleção! Invista em ambos e faça sua empresa crescer cada dia!

Recrutamento X seleção: processos complementares

O recrutamento visa despertar o interesse de uma quantidade significativa de interessados, entre os quais, espera-se descobrir o candidato adequado. Recrutamento e seleção são processos complementares, embora distintos.

Os termos tem sido confundidos havendo dificuldade em distinguir um do outro. Recrutamento define todas as estratégias e meios de divulgação das vagas disponíveis na empresa. Assim, pode se dizer que o recrutamento antecede e prepara o processo seletivo.

Nesse primeiro momento a empresa vai em busca de candidatos, no segundo momento eles vão até à empresa. Nesse ponto inicia-se a seleção.

Quando o recrutamento acontece de forma eficaz, simplifica, otimiza e agiliza o processo seletivo.

Para nortear todo o processo é preciso desde o princípio ter claro os objetivos e propostas para o novo ocupante do cargo.

Recrutamento e seleção podem variar, mas, em geral, usam-se estratégias de divulgação da vaga, triagem dos currículos, contato e entrevistas. Das entrevistas pode-se passar a dinâmicas, análises de comportamento, testes de conhecimento e simulações do cotidiano de trabalho.

Os candidatos podem ser direcionados então para entrevistas individuais. Na etapa final, com os candidatos ideais selecionados é feita a proposta, contratação, treinamento e integração.

Conheça os 5 tipos de recrutamento

Nos últimos tempos o recrutamento tem sido feito de 5 formas. A escolha entre eles dependerá das prioridades da empresa. Como o recrutamento pode atender necessidades específicas?

A escolha do modelo de recrutamento se guiará pelas demandas da empresa. Algumas delas podem ser: motivar, através de promoção e progressão, flexibilizar, implantar eficiência operacional ou renovar o time.

No recrutamento interno, a intenção é estimular o time e alterar um pouco a rotina. Acenar com a possibilidade real de ascensão ou mudança de posição pode ser decisivo para a evolução da empresa.

Quando a intenção é renovar a equipe a empresa investe em recrutamento externo. É ideal para engajar uma gama variada de outros talentos e estabelecer nova dinâmica na equipe.

Recrutamento misto oferece maior flexibilidade, abrange talentos internos e externos. As oportunidades são oferecidas tanto para quem já está ligado à empresa quanto para aqueles que desejam vincular-se a ela.

Com o crescente uso de TI, o recrutamento online está em alta. É um modelo que permite entrevistas à distância, feitas até bem pouco tempo por gravações, chats e Skype. Atualmente  a videoconferência oferece melhor interação, além de outros recursos.

O recrutamento às cegas busca democratizar o acesso a oportunidades e localizar indivíduos de várias idades, etnias e gênero. Informações pessoais são omissas no currículo, permitindo que a pessoa seja avaliada inicialmente apenas por suas habilidades e perfil profissional.

Conclusão

Os candidatos ideais estão em toda parte, perto e longe, o recrutamento vai permita o contanto entre a empresa e eles.

Daí sua importância, trata-se de fazer uma conexão interessante para os dois lados, empresa e possíveis candidatos.

Sendo fundamental para a eficácia deo processo seletivo propriamnete na formação de uma equipe competente e consequente redução do turnover.

É sabido que a alta rotatividade de funcionários onera a empresa e atrasa seu desenvolvimento.

Quanto antes a empresa se organiza e otimiza seus processos de recrutamento e seleção, mais cedo virão os resultados em escalas de crescimento.

Conheça as novas técnicas e tecnologias em recrutamento e seleção, elas podem ser o aliado que sua empresa precisa.

Newsletter Updates

Enter your email address below to subscribe to our newsletter

%d blogueiros gostam disto: