fbpx
instalações esportivas

Eficiência energética em instalações esportivas

A preocupação com a saúde e o esporte faz com que cada vez mais pessoas procurem os estabelecimentos esportivos. É por isso que devemos levar em conta a eficiência energética nas instalações, porque o consumo de energia aumenta quanto maiores são as instalações e as pessoas que as frequentam.

Por isso, queremos dar uma série de dicas para evitar o desperdício de energia nas áreas esportivas.

Medidas de eficiência energética

Se melhorarmos nosso sistema de ar condicionado em instalações esportivas, podemos economizar entre 10 e 40% do consumo.

Para que a gestão da energia seja correta neste tipo de locais, é necessário ter em consideração os aspectos que determinam quais são os elementos mais importantes para a eficiência energética. Assim, podemos aproveitar melhor nossos recursos e economizar no consumo de energia.

Ao otimizar as instalações, podemos economizar energia. Mas, para isso, devemos conhecer o consumo atual e as características da instalação. Dependendo dessas características, a demanda térmica da instalação será uma ou outra. Por outras palavras, devem ser tidos em consideração elementos estruturais como a orientação do edifício, os vedantes, os envidraçados, o isolamento, entre outros.

Por outro lado, devemos ter presente que a instalação de um bom sistema de controle e regulação da instalação nos permitirá alcançar a eficiência energética que procuramos. Assim, podemos regular a temperatura da área em função das necessidades do momento e das áreas do edifício. Podemos obter até 30% de economia de energia regulando as bombas de água.

Melhorias da instalação

O aquecimento é um dos principais consumos de energia em edifícios desportivos. A perda de energia pode ser de até 24%. Portanto, devemos levar em consideração várias características:

A temperatura de cada zona. Cada sala terá necessidades diferentes em termos de temperatura. Por exemplo, o hall de entrada deve ter uma temperatura de 18ºC, enquanto os vestiários, administração, secretaria e demais áreas devem ter uma temperatura entre 21 e 22ºC.

O isolamento do edifício é necessário para reduzir as perdas de calor. Podemos alcançar uma economia de 40% com um bom isolamento. A instalação de uma porta de acesso dupla nos permitirá reduzir os vazamentos de ar quente quando as pessoas entram ou saem das instalações.

A instalação de bombas de calor nos permite consumir menos energia do que outros sistemas de aquecimento tradicionais. Uma vez que, além disso, pode ser utilizado como sistema de refrigeração. Este sistema é adequado para todos os tipos de instalações.

Substitua e adapte os equipamentos para melhorar a eficiência energética nas instalações. Os equipamentos que não obtiverem um desempenho correto na instalação deverão ser substituídos.

Tipos de sistemas de ar condicionado para instalações esportivas

O desejo por uma vida saudável tem colocado todos em movimento para ter uma boa alimentação e junto com isso uma boa prática esportiva. Hoje em dia é muito comum as pessoas se iniciarem no mundo dos esportes, seja por bem estar ou apenas por moda. Por isso, as instalações esportivas estão despertando cada vez mais o interesse dos usuários, pelo que é necessário que reúnam boas condições para um treino correcto.

É por isso que se procurou conhecer uma variedade de sistemas de ar condicionado em função das áreas onde se realiza a prática desportiva.

Sistemas de ar condicionado

Há uma variedade de sistemas que podem ajudar a alcançar conforto no treinamento de todos os usuários, ou seja, em locais onde o verão está batendo à porta e o calor é insuportável, é necessário o uso de ar condicionado ou sistemas de resfriamento evaporativo. que ajudam a regular a temperatura do local e assim melhorar a experiência do usuário.

Da mesma forma, em locais onde o frio é muito intenso, pode-se utilizar aquecedores ou, para se poupar na eletricidade, utilizar aquecimento de piso radiante, desta forma é fácil conseguir um equilíbrio na temperatura, ajudando em tudo ser muito mais benéfico e saudável para o usuário.

Faixa de temperatura recomendada

Dependendo do esporte a ser praticado, é necessário que o ambiente esteja devidamente climatizado, para que assim você possa tirar o melhor proveito e garantir a saúde do atleta.

  1. Ginásios / Pesos: As temperaturas devem variar de 14 ° C a 19 ° C.
  2. Pilates e / ou Yoga: entre 22 ° C a 26 ° C.
  3. Tênis: entre 9 ° C e 15 ° C.

É bom levar cada um desses números em consideração, pois ao treinar um esporte, o excesso ou a falta de calor podem afetar muito o desempenho do atleta.

Deixe uma resposta