Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O Santander (isso mesmo, o banco) apresentou o Fieeld, um dispositivo que permite que os deficientes visuais sigam jogos de futebol com as pontas dos dedos. O lançamento inclui um vídeo protagonizado por um jovem deficiente visual e sua mãe, que receberam um prêmio da FIFA como os melhores admiradores do futebol. Veja:
O Fieeld é, de acordo com o comunicado, o primeiro sistema táctil de retransmissão de eventos esportivos em diferido que permite seguir os movimentos da bola e a trajetória das jogadas usando as pontas dos dedos. Foi criado ppelo grupo Havas, em conjunto com o Banco Santander.
O aparelho converte os dados recolhidos seguindo os jogadores e replica cada jogada. É uma tecnologia que leva a posição da bola às mãos. Agora, o projeto abriu um período para buscar um sócio tecnológico a fim de ampliar seu desenvolvimento e, posteriormente, uma possível comercialização.
“O Fieeld é um claro exemplo de como os avanços tecnológicos e o futebol podem exercer um impacto positivo na sociedade e melhorar a vida das pessoas. Por isso, desenvolvemos esse projeto…”, justificou Juan Manuel Cendoya, diretor geral de Comunicação, Marketing Corporativo e Estudos do Banco Santander.
O Fieeld conta com o apoio da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), que faz parte do Comitê Paralímpico Internacional. A entidade tem sócios em 120 países e lidera o desenvolvimento de esportes para pessoas com deficiência visual.
O vídeo tem como protagonista o Nicko, um menino brasileiro deficiente visual, torcedor do Palmeiras, para quem a mãe narra todos os jogos aos ouvidos. Essa história comovente recebeu da FIFA o prêmio para os melhores torcedores na sua última gala anual, em setembro deste ano.
Neste sábado, 23 de novembro, um evento promovido pelo Santander contará com a presença dos protagonistas do vídeo, Silvia Grecco e Nicko, para assistir a final da Copa Libertadores da América, entre Flamengo e River Plate. No da Argentina, estarão os jogadores da Seleção Argentina de Cegos, os “Murciélagos”. O Santander patrocina a competição há 12 anos.
Veja uma demo do dispositivo: