fbpx

Confira o ranking digital dos clubes brasileiros em janeiro de 2018

[amazon_link asins=’8580449901,B00EKMFCF2,8571108390′ template=’CopyOf-ProductCarousel’ store=’novoesporte2018-20′ marketplace=’BR’ link_id=’21399898-f15b-11e7-818c-df1ee8db686b’]

O Ibope tem divulgado um “ranking digital” dos clubes brasileiros. O estudo monitora a adesão de torcedores aos times nas quatro principais redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

A última atualização, divulgada ontem, veio acompanhada de alguns dados referentes ao ano de 2017. Confira:

  • Os clubes monitorados somaram juntos 15,8 milhões de novas inscrições em suas redes sociais, um avanço de 14% referente ao ano anterior;
  • Do total de novas inscrições, 50% (8 milhões) se concentraram em apenas cinco clubes: Flamengo (2,8 milhões), Corinthians (1,8 milhão), Palmeiras (1,3 milhão), São Paulo (1,2 milhão) e Grêmio (1 milhão);
  • O Twitter foi a plataforma que mais cresceu entre os clubes de futebol monitorados, com 7,8 milhões de novas inscrições. O montante de inscritos aumentou 22%;
  • O Instagram também obteve um avanço importante, superando o montante de novas inscrições do Facebook: 3,3 milhões de novos inscritos, o que resultou um crescimento de 31%;
  • O Facebook foi a que menos cresceu. Considerando todos os times, pouco mais de 3 milhões de novas inscrições foram registradas, o menor volume e variação de crescimento (4,6%).
  • O YouTube foi a plataforma que registrou o menor volume de novos inscritos, mas obteve uma evolução de 66,3% na comparação de janeiro com dezembro, a maior variação de crescimento entre as plataformas analisadas.

Veja abaixo o levantamento com a evolução de 2017 de cada um dos clubes: