inteligência artificial

A presença da inteligência artificial nas transmissões esportivas

Aos poucos, a tecnologia e o esporte vêm tendo uma relação cada vez mais mista. Quando a gente está em uma rede social como o Twitter, é fácil ver mais de 20 mil pessoas ao mesmo tempo comentando sobre o mesmo lance da partida, por exemplo.

Nos últimos tempos a gente também tem visto muitas reclamações sobre o VAR. E em alguns casos a discussão se expande sobre a linha do gol, em discussão de essa tecnologia vem sendo bem utilizado ou não.

História bizarra no Campeonato Escocês

Nesta temporada vimos uma situação inusitada do time do Inverness. Em uma partida do clube pelo Campeonato Escocês, aconteceu uma falha tecnológica quase que irreal, onde a cabeça do juiz foi confundida com a bola e a transmissão oficial perdeu completamente o foco. Veja

O clube se posicionou através de seus veículos oficiais de comunicação, dizendo que estava já a algumas semanas mudando o seu sistema de câmaras, passando todas para o controle IA. E o anúncio foi feito de forma orgulhosa para os fãs, que agora será usada para capturar todas as imagens em HD dos jogos que forem realizados em seu Estádio, o Caledonian.

Torcedores do Inverness também assistem aos jogos desde casa

A câmera AI pode confundir muitos torcedores. Em cenas de jogos do próprio Inverness nessa temporada, os torcedores também passaram por momentos de instabilidade do sinal e até perderam um gol da sua equipe.

Uso da Inteligência Artificial no futebol

Ainda existem muitas dúvidas sobre qual é o esporte mais popular do mundo. Para nós brasileiros e para boa parte do mundo, não se tem dúvida alguma que é o futebol. Porém para uma parte de estrangeiros como os norte-americanos, o mais popular seria o futebol americano. Agora o mais popular se tem dúvidas, porém que o uso da tecnologia no esporte não é mais algo que pode ser testado, mas sim fundamental, isso é difícil de não aceitar.

O momento atual da Inteligência Artificial (IA) está revolucionando todos os campos da atividade humana, como de ciências as artes, do ensino até o lazer, sendo que o futebol como o esporte mais praticado do mundo, também está passando por essa revolução internacional no campo tecnológico.

Liverpool é mais uma equipe a testar e aprovar a Inteligência Artificial

O Liverpool é mais um exemplo reconhecido das equipes que vem fazendo uso da Inteligência Artificial de forma constante. Atual campeão mundial, a equipe inglesa tem um departamento que analisa de ponta a ponta os seus dados, como desempenho e os compara aos jogadores com a ajuda da tecnologia.

A maior diferença aqui é o trabalho de conceito e programação, algo que é sempre muito difícil no mundo do futebol. Esse é um esporte de baixo escore, aumentando cada vez mais a aleatoriedade, quando a gente pensa em comparação a outras modalidades.

O time busca constantemente o trabalho de “conceito de campo” , agregando diversas estatísticas. Assim fica mais fácil com que a equipe de programadores junto com os estatísticos vejam se um jogador do Liverpool irá chegar em uma dividida antes do que o seu adversário e as condições que cada um dos atletas tem para fazer uma jogada.

No caso de que os jogadores se movimentem de forma equivocada, o mapa digital do domínio irá indicar baixas probabilidades de se fazer um gol em até 15 segundos. Ajustar uma equipe de futebol, uma empresa ou um grupo de estudo, é hoje em dia uma tarefa muito mais prática por conta do auxílio da Inteligência Artificial.

O primeiro passo foi sobre a arbitragem

Os torcedores já se acostumaram a checar os lances polêmicos pelo árbitro de vídeo, o VAR. Isso sem dúvidas que os torcedores do Inverness, como apresentamos no início, também já estão acostumados.

A FIFA também introduziu um algoritmo que dá uma maior previsão para lances de impedimento, sendo decisivos em vários lances das partidas. Braços, antebraços e mãos não contam para a checagem, afinal não são partes do corpo em que um atleta que jogue futebol pode tirar vantagem ou que conta em uma jogada para definir impedimento.

O mercado só tende a se desenvolver

A análise de dados vem se mostrando um dos métodos mais eficazes para que se alcance uma melhora técnica e tática dos jogadores. Também é viável para apontar as principais forças e fraquezas da equipe adversária. Os dados na maioria dos casos são colhidos por máquinas e a análise é feita por humanas, como a direção técnica dos clubes.

Uma das empresas que vem mudando ainda mais esse conceito, é a Acronis, de Cingapura. Ela está utilizando a análise de dados e já tem clientes na Europa, como Liverpool, Roma e Manchester City.

Através da implementação da Inteligência Artificial, é possível traçar um perfil detalhado de cada jogador de futebol, desde as suas fraquezas até as suas principais virtudes. Depois desses relatórios, os técnicos tem uma retaguarda através da ciência para escolher as peças do seu time e as colocar no 11 principal. Desta forma eles podem escolher as melhores táticas para desenvolver as capacidades de cada atleta. Todos esses fatores são cada vez mais decisivos para que uma equipe venha a vencer um campeonato.

Deixe aqui o seu comentário sobre a situação que aconteceu no Campeonato Escocês e sobre o que você considera mais interessante no uso da Inteligência Artificial para vencer cada partida, além do benefício que se pode obter.

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo