Juventude realiza apresentação em Libras e recebe mais de 50 visitantes

Com o objetivo de tornar o espaço adaptado e confortável para a comunidade surda, o Memorial do Juventude promoveu o Jaconi Tour do último fim de semana com tradução em Libras. A ação, que contou com a participação da intérprete de Libras Andrelise Sperb, ocorreu em parceria com a Escola de Educação Infantil Divertidamente e recebeu mais de 50 visitantes.

O evento ocorreu em dois horários: às 09h e às 10h45 e foi conduzido pela historiadora e responsável pelo Memorial do clube, Bárbara Lauxen e pelo mediador Vinícius Brezolin, além da intérprete, que conta com mais de 20 anos de experiência em Educação Especial.

“O Juventude vem, paulatinamente, buscando por melhorias em relação a acessibilidade, pensando na estrutura física, mas também no atendimento ao público. Nosso intuito é construir um espaço inclusivo, mostrar ao público que queremos a presença de todos. Recebemos grupos de crianças, adolescentes, idosos, PCD’s e, através do tour em Libras, estamos ampliando ainda mais. É um longo caminho de construção. Estamos trilhando essa jornada e temos muito por fazer”, afirma Bárbara Lauxen, coordenadora do Tour Guiado do Alfredo Jaconi.

O tour foi feito com turmas mistas, isto é, recebeu o público ouvinte também. Assim, todos os presentes tiveram a mesma experiência, o que gerou uma oportunidade de vivência com a diversidade. De acordo com o alviverde, o objetivo é mostrar que todos são iguais.

“O Juventude, geograficamente, está no centro da cidade de Caxias do Sul e o município cresceu e abraçou nosso estádio. O clube participa de inúmeras ações sociais e possui parceria com instituições que auxiliam pessoas carentes e/ou em estado de vulnerabilidade social. Constantemente, buscamos formas de estar presente para nossa comunidade, com ações de auxílio aos mais necessitados, como as campanhas de inclusão”, conclui Bárbara.

Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais

Nesta semana, no dia 24 de abril, o Brasil celebrou o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), pois foi nessa data, no ano de 2002, que a lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou essa lei, incluindo Libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.

O projeto de Lei, que originou a legislação, atendeu à reivindicação da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição dedicada à causa das pessoas surdas do Brasil, como parte da luta pelo reconhecimento e definitiva implantação da Libras.

O Dia Nacional da Libras foi instituído principalmente como alerta para as grandes dificuldades em acessibilidade que esses cidadãos enfrentam e da socialização ao mercado de trabalho.

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo