Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
O Museu do Futebol é o destino perfeito para quem quer brincar com a família no Dia das Crianças sem gastar nada. E o que é ainda melhor: com uma nova exposição temporária focada especificamente em diferentes formas de brincar. Toy Football estreia em 12 de outubro com uma programação especial gratuita fora do museu. A exposição mergulha na memória emocional dos brinquedos de futebol, incluindo Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes da Copa do Mundo FIFA e, claro, muitos times de futebol. O Museu do Futebol está localizado no Estádio do Pacaembu e é uma instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Estado de São Paulo.
A Orquestra Infantil da Unibes se apresentará na abertura da exposição, no dia 10 de dezembro, às 11h, com apresentação musical instrumental. O repertório inclui clássicos como The Wall do Pink Floyd, música tema do filme Indiana Jones e Paradise do Coldplay. Haverá área de recreação infantil e infláveis, como surf mecânico, escalada e desafio de chute de gol. A equipe de educação também apresenta suas atrações como a Oficina da Coroa, Memoriball Mascotes entre outras. Às 14h00, as crianças também serão brindadas com uma história relacionada com o tema da exposição. Ainda na área externa, uma Pregoball gigante e um Pebolim humano farão parte da exposição, à disposição do público à vontade.
Alguns dos brinquedos expostos são raros e há itens com mais de 60 anos. Há também muitos itens inusitados, como figuras de Betty Boop, Os Smurfs, Mickey Mouse, Snoopy e Fofolete na camisa da Seleção Brasileira. A exposição também contou com brinquedos de última geração, como diversos miniplayers – incluindo a recém-lançada Debinha – e uma boneca Funko. O público também poderá ver uma mini-Barbie jogadora de futebol e uma Barbie treinadora, além de uma coleção de mascotes de pelúcia da Copa do Mundo, desde o cachorro Striker (Copa do Mundo Masculina de 1994, nos Estados Unidos) até o mais novo dos grupo, Tazuni (Copa Feminina de 2023 na Austrália e Nova Zelândia).
A lista também inclui publicações infantis icônicas, como o Manual do Zé Carioca publicado pela Editora Abril para a Copa do Mundo Masculina de 1974. Há também um álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 1970 (masculina, no México) e uma edição especial da Revista Pelezinho: 50 anos de Pelé, lançado em 1990. O maior jogador de todos os tempos também está representado em itens raros, com um boneco de 1958 e uma miniatura de 1980.
O Museu do Futebol reúne brinquedos de colecionadores como Sérgio Paz e Caio Infante, torcedores e torcedores, além de recordações guardadas pelo próprio time. Por exemplo, a extensa coleção de bottons com times de todo o país é do pesquisador do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, Marcelo Tonini. O curador da exposição, jornalista Marcelo Duarte, também trouxe diversos brinquedos.
“A exposição Toy Football resgata essa brincadeira e cria um quadro entre a memória afetiva dos idosos e a apresentação de jogos que os mais jovens desconhecem. Prova de que o futebol, além de ser um dos esportes mais democráticos, une gerações. Muitas delas são peças raras que encontramos guardadas por colecionadores há muito tempo. E a nostalgia da seleção deles fez meu coração bater como uma disputa de pênaltis”, revelou.
O Toy Football vai até abril e tem patrocínio principal do Banco Bmg com patrocínio da Goodyear, Rede e Sabesp; e com o apoio da Cabot – tudo por meio da Lei de Incentivos Culturais – a Lei Rouanet.