fbpx

Alternativa barata para academias alavancarem os negócios

São Paulo 4/11/2020 – A onda fitness movimentou cerca de dois bilhões de reais no Brasil, apenas em 2019, e a tendência é que esse crescimento se expanda em 2021

Academias buscam em brindes promocionais para prospectar clientes e melhorar publicidade de suas marcas

O ano de 2020 não foi fácil para a população mundial. A pandemia do novo coronavírus fez com que as pessoas passassem a mostrar uma preocupação maior com a sua saúde e a qualidade de vida. Esse grave problema também gerou uma crise financeira sem precedentes em diversas áreas, e as academias de ginástica entraram no topo desta bolha.

Com o isolamento social para conter a disseminação do vírus, muitos estabelecimentos de academias, estúdio e bem-estar ficaram com suas portas fechadas por meses, gerando um grave colapso financeiro, aonde alguns chegaram a encerrar em definitivo a suas atividades.

Para voltar a crescer, muitas academias têm procurado diversas maneiras de chamar a atenção do público. As táticas vão desde promoções com valores reduzidos ao aumento na variedade de modalidades por um preço único. Entretanto, a principal estratégia que o segmento tem tido mais resultado satisfatórios e uma maior fidelização do cliente, são os brindes promocionais.

Só para exemplificar, a onda fitness movimentou cerca de dois bilhões de reais no Brasil, apenas em 2019 segundo o caderno de economia do Estadão, e a tendência é que esse crescimento se expanda em 2021, mesmo com a COVID-19, que ocasionou graves problemas para este e outros segmentos.

Primeiramente, ao contrário de outros tipos de campanhas, os brindes promocionais têm como diferencial o fato de não serem um folder ou cartaz de um produto, mas sim, um item prático no qual o cliente tem um contato, seja ele direto ou indireto. Com isso, o subconsciente relacionará o item como um fator positivo, no sentido de ganho, gerando bons resultados para a marca da empresa.

Além disso, outro benefício que os brindes promocionais se diferenciam de outras formas de publicidade diz respeito ao fato de que o consumidor levará o produto com o logotipo para onde for, o que pode, principalmente, auxiliar na disseminação da imagem da empresa de forma positiva.

Muitas empresas têm procurado adotar o uso de brindes promocionais para o desenvolvimento de ações de merchandising ou eventos. Mas também clientes usam de forma direta os produtos, como utilidade, e esse diferencial é muito grande no contexto final. 

Brindes promocionais de academia viram hit no segmento

Na busca por brindes promocionais, muitas academias buscam inovar e adquirem produtos que tem relação direta com a prática esportiva. Isso ocorre, pois além de combinar com a proposta da ação, que é adquirir mais matrículas e prospectar novos clientes, também é fidelizar os alunos cadastrados. Os brindes desse segmento sempre vão ser práticos para as atividades de saúde.

Contudo, os especialistas apontam que antes de já sair às compras, é necessário que os estabelecimentos pesquisem bem o nicho de mercado e, a partir disso, escolher os tipos de brindes promocionais que mais combinam com o seu público e a proposta no qual está sendo desenvolvida a ação. Isso é de extrema importância para que haja o fortalecimento do vínculo entre o consumidor e a empresa.

Os profissionais do segmento de comunicação afirmam que quanto maior o contato que a pessoa possui com uma marca, a possibilidade de que ela seja engajada aumenta consideravelmente. Por conta disso, é necessário que o brinde seja mais do que algo bonito, mas também prático.

Confira os brindes de academia mais procurados

O mercado de brindes é muito dinâmico e são muitos os itens relacionados para as academias e espaço de saúde.  Em pesquisa realizada no site Sacolas Ecológicas, eles apresentam uma lista com os modelos mais procurados e pedidos pelo público.  

Camisetas personalizadas

As camisetas personalizadas são um dos modelos mais pedidos e procurados pelo público. Muito por conta do seu custo benefício e também com o amplo espaço de divulgação. Entretanto, é importante que a pessoa que escolher este brinde verifique fatores importantes como o material usado para a confecção, se é confortável para a prática esportiva e se o tamanho é adequado para não ter assaduras nas atividades.

Cronômetros

Para os chamados “ratos de academia” ou também os atletas amadores/profissionais, uma alternativa de brinde que agrega valor são os cronômetros. Este item, que significa contador de metros, (cronos-tempo), não pode faltar para quem deseja medir o seu desempenho durante a prática esportiva, principalmente para os corredores amadores. Existe uma ampla variedade de cronômetros para todos os públicos e gostos.

Bonés personalizados

Os bonés personalizados também são bem procurados e aceitos no mercado. Assim como as camisetas, eles possuem um custo benefício menor, se comparado a outros itens. O boné é muito utilizado pelos esportistas que realizam atividades ao ar livre, pois impede a passagem de luz nos olhos e protege a cabeça da radiação ultravioleta.

Toalhas fitness

As toalhas fitness não parecem, mas são os parceiros primordiais de quem pratica alguma atividade física. Isso porque elas são responsáveis por retirar o excesso de suor da pele e, consequentemente, principalmente nas academias, onde de momento, a higienização é de suma importância.  

Por isso, é importante que, ao escolher a toalha fitness, seja verificado tanto se ela é própria para este segmento, quanto o tipo de material que é usado. Mais do que um item personalizado de forma bonita, ela precisa ser confortável e prática para que o público possa utilizá-la mais vezes, gerando assim um vínculo entre a marca e o consumidor.

Mochila saco

Este item é praticamente um requisito obrigatório para quem pratica alguma atividade física e estão na mente de nove a cada 10 pessoas quando se pergunta de itens para levar à academia.

A mochila saco tem o diferencial dos modelos tradicionais o seu material que evita a transmissão de odores e é muito usado pelos profissionais da educação física e alunos para guardar itens como toalhas, calçados e roupas suadas. Por conta disso, este produto é um dos mais procurados do segmento, e vem com frequência substituindo a “antiga” mochila.

Bola antiestresse personalizada

A bola antiestresse personalizada é um produto que vem se popularizando nos últimos tempos em vários segmentos, não apenas em academias. A proposta deste dispositivo é de a pessoa pressioná-la com a mão em todos os momentos que se sentir ansiosa, com a finalidade de concentrar a mente em um esforço físico, para que possa diminuir o stress. Mas serve também como exercício fisioterápico, para fortalecer os membros superiores.  

Por contar com um tamanho compacto e ter um grande espaço de personalização, a bola antiestresse tem sido procurada em ações mais simples ou projetos direcionados em saúde.

Carregador de celular portátil

Para os que procuram por um brinde promocional mais tecnológico, o carregador portátil um produto com muita aderência no mercado. Isso se deve, principalmente, pelo fato de os aplicativos de celular terem se tornado um parceiro indispensável para os praticantes de atividades físicas, principalmente para aqueles que se exercitam escutando música.

Por conta disso, a bateria do celular acaba com facilidade e não é sempre que existe uma tomada à disposição. Por conta disso, o carregador portátil permite que tanto o celular ou outros dispositivos possam manter-se carregados por um maior período de tempo.

Este produto é relativamente novo no Brasil se comparado a outros que foram citados anteriormente. Contudo, ele tem conquistado mais usuários, com o passar dos dias.

Nécessaire personalizada

Onde a pessoa pode guardar itens importantes como materiais de higiene, o próprio carregador portátil e outros produtos simples, mas que fique à vista da pessoa que pratica a atividade física? A nécessaire personalizada é um produto simples e bastante lembrado pelos praticantes de atividade física.

Borrifador personalizado

Este é uma das novidades do segmento de brindes promocionais que tem conquistado um grande número de clientes. O borrifador tem sido muito usado para refrescar o corpo durante o rendimento de uma atividade física. Mas o foco principal dos borrifadores é a questão da higiene, para limpar os aparelhos do suor.

Os borrifadores podem vir em diferentes formatos e tamanhos, desde os pequenos, de bolso, como também os de tamanhos grandes e, assim como os itens apresentados a cima, podem ser personalizados de diferentes maneiras.

Considerações finais

Os brindes promocionais de academias são versáteis e como produtos chamam a atenção na hora de fidelizar ou captar clientes. Contudo, assim como dito a cima, é essencial que haja uma pesquisa de mercado, desde a escolha e a forma no qual este item será inserido para o seu público.

Entre as atividades físicas, além do marketing direto, os brindes podem ser usados de forma indireta, usando premiações em torneios ou competições internas. Neste caso, a criatividade deve reinar nos proprietários, para trazer alegria e satisfação aos seus consumidores.

Website: https://www.sacolaecologica.com

Deixe uma resposta