sea people water blue

Desenvolvimento humano integral por meio da respiração e da apneia

São Paulo 19/3/2021 – Transforme o que te estressa e angustia no que te dá força e superação

Professor de Educação Física desenvolveu método para esportes radicais dirigido a quem busca alta performance através da respiração e da apneia. Além de promover grandes resultados, atinge o desenvolvimento humano como um todo

Existe uma correlação dialética entre estar fisicamente, psicologicamente e integralmente preparado para determinada situação adversa, seja no mar ou na vida: o treinamento físico prepara o corpo, enquanto a experiência na atividade vai forjando a mente. Quando ambos esses processos convergem em altos níveis, essa combinação promove um salto qualitativo, que aqui é intitulado de preparação integral.

Para muito além de formar atletas de alto desempenho, o objetivo do método Christian Dequeker é promover esse desenvolvimento integral humano por meio da apneia.

Um dos profissionais mais respeitados da área, Dequeker desenvolveu a sua metodologia com base em décadas de prática somadas a protocolos científicos. Em parceria com os doutores Jorge Ribera, médico do esporte, e o fisiologista Renato Lotufo, ele elaborou o trabalho que foi intitulado Exposição Hipóxica Aguda Intermitente Induzida pela Apneia.

O objetivo do estudo foi analisar a produção de eritropoietina (EPO), hormônio fabricado nos rins e que age na medula óssea, aumentando a massa sanguínea e, consequentemente, a hemoglobina, que é um composto encontrando no sangue e tem como principal função transportar o oxigênio do pulmão para as outras células do corpo.

Provou-se que o treinamento promove um aumento da capacidade aeróbica. O experimento foi realizado com dezoito indivíduos, durante vinte e dois dias efetivos de aplicações de exercícios de respiração e apneia, com carga horária de uma hora por dia. Foram realizadas a avaliação física e a coleta de sangue para a análise dos níveis de EPO antes e depois do treinamento.

Os resultados indicaram 32% no aumento (média) da produção de EPO, além de incremento médio de 6% no volume máximo de oxigênio que o corpo é capaz de absorver e 4% no limiar anaeróbico – a capacidade do corpo de realizar trabalhos intensos, por períodos longos e com uma produção alta de CO2, quando o organismo fica muito ácido – além de redução da frequência cardíaca em dez batimentos (média) considerando a execução do mesmo procedimento vinte e dois dias depois.

Ou seja, cientificamente falando, o treinamento turbina o sistema fisiológico de diferentes maneiras. Contudo, esse não é sequer o principal benefício constatado ao longo dos anos praticando o método Christian Dequeker e é nesse ponto que a discussão fica realmente interessante.

Para lidar com a complicada combinação que é produzida pela alta frequência cardíaca (produzida pelos exercícios) e os níveis excessivos de CO2 no organismo (em virtude da apneia), a mente torna-se obrigada a encontrar meios criativos e inovadores para relaxar e processar a ansiedade decorrente da ausência do oxigênio e do desejo de respirar novamente.

Conforme o praticante avança nesse processo, mais elementar parece o fato de que o “caminho é mais importante do que o objetivo”, o que o faz, invariavelmente, menos ansioso e mais forte mentalmente.

Cesar Calejon, jornalista e praticante do método Dequeker, definiu esse processo da seguinte maneira: “Os ensinamentos transmitidos não somente me fizeram mais forte fisicamente, mas me auxiliaram, sobretudo, a aprender a manter a calma mental em situações de estresse, seja no mar ou em qualquer outro ambiente, o que permite que o conhecimento seja aplicado em todas as situações da vida.”

“O caminho é mais importante que o objetivo”, diz Dequeker. Ele complementa: toda vez que eu começava a acelerar o ritmo da natação enquanto submerso, o que acontece porque o organismo vai ficando ácido, saturado de C02, e pede para que você faça algo, em busca de oxigênio, para chegar logo ao meu objetivo, que, naquele caso, era a próxima borda da piscina e o fim da atividade para respirar novamente. “Preste atenção no que o seu corpo está dizendo, tenha calma e pare de olhar para frente a cada duas braçadas para ver se está chegando”, insistia ele. “Esse processo, ao longo do treinamento, mudou a minha relação com a minha ansiedade. Recomendo para todos.”

Dessa mesma maneira, centenas de alunos do método Dequeker usaram a apneia para se tornarem mais integralmente mais fortes, menos ansiosos e mais aptos a desenvolver as diferentes áreas das suas vidas aos limites das suas potencialidades.

Website: http://www.christiandequeker.com.br

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo