Dicas sobre o tamanho do quadro da bicicleta para novos ciclistas

São Paulo 4/12/2020 – O site pedalemos preparou uma lista com dicas valiosas que irão ajudar novos ciclistas pedalarem com conforto e segurança

Infelizmente, nem todas as pessoas se atentam para o tamanho da bicicleta antes de escolhê-la e, por causa disso, acabam comprando uma bicicleta que não esteja de acordo com a altura do ciclista.

Saber exatamente qual o modelo e tamanho da bicicleta correta para cada ciclista é um desafio. Comprar uma bicicleta sem saber exatamente o tamanho correto pode ser um desastre, e a consequência é que fica bem difícil pedalar sem sentir alguma dor ou incômodo. Há quem nem consiga pedalar porque os pedais ficam muito distantes e a perna não pode alcançar.

Tudo isso ocorre quando não se presta atenção ao tamanho do quadro da bicicleta: é ele que determina o tamanho do aro, que também é outro componente fundamental para que a bicicleta certa seja comprada. Não conhecer minimamente o que é o quadro, como medi-lo e como ele implica no aro, tudo isso será explicado a partir de agora!

O que é o quadro da bike?

Ao observar os elementos de qualquer bicicleta, percebe-se que há uma estrutura central, onde as peças são montadas, entre elas, o garfo, guidão, selim, rodas e demais componentes.

Essa estrutura central é o chamado quadro e, apesar de muitos não prestarem atenção, ela possui medidas diferentes em cada unidade. O motivo é que cada quadro de bike se relaciona a um tamanho de usuário a fim de que este tenha conforto ao pedalar. Quando se escolhe o tamanho de quadro errado, o problema pode ir além do conforto e afetar a segurança: sem conseguir alcançar devidamente os pedais e o guidão, há dificuldade para pedalar e isso aumenta a probabilidade de uma queda.

Qual a relação entre tamanho do quadro da bicicleta e o seu aro? Uma das palavras mais ouvidas por quem anda de bike com frequência ou está pesquisando uma para comprar é “tamanho do aro”. Porém, muitas não sabem o que ele é especificamente. Os aros disponíveis no mercado vão do 12 até o 29, aonde os aros 12, 16, 20 2 24, são para uso infantil, e os aros 26, 27,5, 29 e 700, para uso adulto. Quanto maior o aro, maior a distância em relação ao solo, deixando assim a bike mais alta. O aro é definido pelo tamanho do quadro e sua geometria, já que suas medidas estão correlacionadas.

Por isso, é preciso aprender a medir o tamanho do quadro para, em seguida, descobrir qual a bicicleta ideal para a altura do ciclista e para qual finalidade será usada a bicicleta; urbano, passeio, trilha, estrada ou competições. Apenas assim se consegue uma bike nas proporções corretas.

– Para chegar ao tamanho do quadro da bicicleta, é preciso calcular a medida do ciclista. Para tanto, deve-se descobrir quanto mede o que é chamado de cavalo e que consiste na região pélvica do indivíduo até o seu pé.

– Esse tipo de medida pode ser feita pelo próprio ciclista, com uma fita métrica puxando-a para baixo até que seja presa na sola do seu pé.

– Uma vez que essa medida foi tirada, será preciso ainda multiplicá-la por 0,65, sendo essa a fórmula padrão para a descoberta do cavalo.

– O resultado será, aproximadamente, o número do quadro da bicicleta e, pelo número do quadro, também será possível determinar qual é o aro que vai fazer com que essa pessoa pedale de forma mais confortável e segura.

– Vale lembrar que que as bicicletas de estrada, ou as Speed, são medidas em centímetros, as Mountain Bikes são medidas em Polegadas.

– No entanto, essa regra serve apenas para quando se está falando de bicicletas urbanas, ou seja, para se locomover em um terreno que seja regular, como as ruas asfaltadas e estradas.

– No entanto, a forma como as fabricantes de bicicletas determinam o quadro é um pouco diferente quando o assunto é bicicleta para andar em terrenos irregulares, como as MTB.

– Nesse caso, torna-se preciso fazer uma conta distinta: em primeiro lugar é claro que se tem de medir o cavalo, da mesma forma que no método anterior.

– Depois disso, será necessário dividir por 2,54; esse número é fixo para todas as pessoas porque se trata de uma fórmula matemática para que se consiga a conversão em polegadas.

– Tirando-se 14 do resultado obtido, chega-se ao tamanho do quadro da bicicleta e, consequentemente, ao seu aro mais recomendado.

– É fundamental prestar atenção ao tipo de bicicleta (urbana ou mountain bike) porque isso vai determinar qual é a conta que se faz para obter o quadro da bike.

– Uma ressalva importante é que, se o resultado for “quebrado”, é necessário arredondar sempre para cima na hora de escolher o quadro da bicicleta.

Confira novas dicas no site www.pedalemos.com.br e aproveite melhor o pedal.

Website: https://pedalemos.com.br/como-medir-o-tamanho-do-quadro-da-bicicleta/

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo