Redução de gastos na clínica de estética: 5 dicas

6/5/2021 –

Dicas para redução de gastos nas clínicas de estética, será que está colocando tudo em prática?

Em períodos de crise, gerir um negócio pode se tornar desafiador e, muitas vezes, estressante. Nesses casos, é fundamental pensar em uma política de redução de custos, seja para conseguir fechar as contas do mês ou para evitar demissões.

No entanto, na hora de cortar gastos, é preciso muito planejamento para não perder qualidade e eficiência no serviço. Para ajudar donas de clínica a passar por esse período de forma mais tranquila e mantendo os lucros, aqui estão 5 dicas de redução de gastos que vão ajudar no crescimento e otimização dos resultados da clínica.

1. Negócios com os fornecedores
Esse é o primeiro passo para conseguir reduzir os custos na clínica. É importante pesquisar bastante na hora de escolher os fornecedores e negociar com eles para conseguir as melhores condições.

Apenas com uma conversa é possível conseguir descontos para compras em grandes quantidades, mais prazo para pagamentos e outras vantagens. Se o fornecedor se mostrar irredutível, a dica é conhecer novos produtos e experimentar novas parcerias, sempre levando em conta o feedback dos clientes e dos profissionais.

2. Equipamentos bem escolhidos
Outra forma de reduzir os gastos é atentando-se aos equipamentos utilizados. Antes de comprar, pesquisas sobre as marcas disponíveis no mercado e o consumo de energia de cada aparelho vão ajudar.

É importante levar em conta, também, a necessidade de manutenção de cada tipo de equipamento e qual sua vida útil. Aparelhos de depilação a laser, luz pulsada e radiofrequência, por exemplo, dependem de energia elétrica para funcionarem e têm um custo elevado, por isso, é importante colocar na ponta do lápis para verificar se a aquisição é compensatória a longo prazo.

3. Boa gestão do estoque de produtos
Fazer uma grande compra de produtos só porque o preço parece atrativo também pode se mostrar um problema. Por isso, não estoque produtos sem necessidade e compre a quantidade certa para a utilização no período.

Estoque cheio pode significar dinheiro parado, correndo o risco de não conseguir utilizar tudo antes da data de vencimento. Um bom sistema de gestão como o Belle Software para gerenciar o estoque de maneira automatizada.

4. Economia na aquisição de clientes
Outra alternativa para quem precisa reduzir os gastos da clínica é fazer mudanças na estratégia de divulgação para diminuir o custo de aquisição. Pode substituir investimentos em panfletos, banners e mídia impressa, por exemplo, por divulgação em ferramentas gratuitas, como as redes sociais e o WhatsApp.

5. Bons profissionais
Por fim, para garantir redução de custos a longo prazo, a dica é apostar em uma equipe qualificada e que entrega bons resultados. É importante ter em mente que os funcionários são um gasto fixo, por isso, profissionais qualificados que tragam mais retorno financeiro e clientes mais satisfeitos são uma opção bem mais lucrativa do que uma equipe com custo menor, mas limitada.

Adotando essas dicas, é possível garantir uma redução de gastos na clínica de estética para encarar períodos de crise. Além disso, vale a pena apostar na tecnologia e em ferramentas de gestão para ter tudo na ponta do lápis e identificar quais gastos podem ser poupados.

Website: https://www.bellesoftware.com.br/

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo