Saúde e Bem-estar: o que é mapeamento metabólico e porque ele é importante para os pacientes

10/3/2021 –

O passo a passo na busca da saúde total, ter uma vida saudável e com melhora da autoestima

Cada pessoa carrega consigo suas próprias particularidades, seja no campo do comportamento quanto na sua herança genética. Por isso, a avaliação das individualidades do paciente vem se tornando uma tendência cada vez mais forte na atividade clínica. É preciso conhecer a pessoa em sua totalidade para indicar a melhor conduta a seguir, defendem médicos de diferentes especialidades. “É muito comum eu receber pacientes que querem fazer cirurgias, mas que estão acima do peso e que estão com o organismo inflamado. Então, antes de definir qualquer procedimento é preciso entender o que está acontecendo de errado naquele organismo”, explica o Dr. Luciano Esteves, um cirurgião plástico que se especializou em nutrologia e medicina orto-molecular para, justamente, olhar cada paciente de uma maneira mais completa antes de indicar um procedimento cirúrgico.

Nesse tipo de atendimento holístico, o mais comum é começar a investigar as condições do paciente por meio de um mapeamento metabólico, a partir de uma anamnese completa e uma avaliação bioquímica, com exames clínicos bem detalhados para medir com precisão os níveis de cada substância no organismo. “Damos assim um primeiro passo importante para ajeitar a casa e poder seguir adiante no tratamento”, explica o cirurgião.

A preocupação com a saúde total dos pacientes, essa busca do conhecimento individual para oferecer um tratamento mais completo, inspirou a empresária e fisioterapeuta dermatofuncional Juliana Teixeira a ampliar as atividades da sua clínica no Rio de Janeiro. A Clínica Libert, que é principal escolha das celebridades, reformulou o atendimento depois de 10 anos de atividades e agora oferece uma gama maior de especialidades, sempre com o olhar personalizado para o paciente. “O processo de avaliação inicial consiste em uma anamnese detalhada de cada paciente, respeitando sua genética e individualidades, objetivando sempre os melhores resultados para cada pessoa, realçando os seus pontos fortes. Oferecemos serviços que vão desde uma extensa gama de tratamentos estéticos a terapias alternativas como acupuntura e shiatsu”.

Uma vez feita a avaliação total do paciente é hora de prosseguir o tratamento. O cirurgião plástico Luciano Esteves recomenda fazer uma suplementação vitamínica, melhorar a saúde do paciente, ajudá-lo a perder o peso e ficar com um corpo ideal para aí sim fazer o procedimento cirúrgico. No caso do Dr. Luciano, antes da cirurgia há todo um processo em relação às práticas de saúde que sejam mais naturais e que tenham menos efeitos colaterais. “O nosso corpo funciona através de diversos processos bioquímicos que necessitam de minerais, vitaminas e outras substâncias como cofatores para melhorar o funcionamento do corpo”, explica.

Alimentação saudável, medicina orto-molecular, exercícios físicos e práticas integrativas fazem parte do arsenal de recursos terapêuticos que aumentam a atenção à saúde do paciente para potencializar os resultados do tratamento e, no caso de cirurgias, diminuir até as possibilidades de complicações no pós-operatório. “Você fica com o corpo em condições muito melhores para se submeter a um processo cirúrgico e ter uma ótima recuperação. Facilita a cicatrização, além de ganhar saúde e evitar a volta àquele estado anterior que acontecia no passado”, finaliza o médico.

Website: https://www.libertbeleza.com/

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo