Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Rio de Janeiro, RJ 30/4/2021 – Em geral, para adultos saudáveis recomenda-se tomar sol pelo menos três vezes por semana.
Segundo especialistas, o hábito de pegar sol contribui para produção de vitamina D, tão importante para o sistema imunológico. No blog Pitanga Moda Praia é possível encontrar artigos com dicas para viver melhor.
Em função da pandemia alguns hábitos que contribuem para a exposição à luz do sol foram alterados ou reduzidos. Para algumas pessoas o fato de passar a fazer algumas atividades em casa como: estudar, trabalhar, fazer compras, por exemplo, reduz consideravelmente o tempo de exposição solar. Daí a importância de fazer algo para garantir a quantidade de vitamina D necessária.
Um estudo sobre “a influência da vitamina D na saúde humana”, feito pela Universidade Feevale do Rio Grande do Sul em 2014, informa a contribuição para o bom funcionamento de diversas funções do organismo, entre elas a saúde óssea, a regulação do sistema imunológico e cardiovascular.
A necessidade de vitamina D pode ser suprida por meio de ingestão ou exposição à luz solar. Mas como saber quanto tempo pegar sol para garantir a vitamina D? A dermatologista Gabriela Gomes esclarece que o tempo de exposição ao sol para suprir a necessidade de vitamina D é individual e depende de diferentes fatores como idade, cor da pele, peso e até região onde vive.
Tempo de exposição muda conforme cor da pele
Segundo Gomes, “em geral, para adultos saudáveis recomenda-se tomar sol pelo menos três vezes por semana”. Mas esse tempo de exposição muda conforme a cor da pele. De acordo com a dermatologista o tempo deve ser: “de 15 a 20 minutos diários para pessoas de pele branca, 30 a 40 minutos para pessoas de pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.”.
Gabriela ressalta ainda que o horário mais propício para estimular a produção da vitamina D é entre 10h e 16h. “O ideal é expor 15% da superfície corporal e isso significa ser suficiente deixar à mostra apenas mãos, braços e pernas, lembrando de fotoproteger o restante.”.
Atrelar atividades obrigatórias do dia a dia à exposição solar é uma saída para garantir uma constância e criar o hábito de pegar sol. Outra opção é praticar exercícios físicos e/ou fazer caminhadas ao ar livre, pois além de contribuir para a produção de vitamina D promovem saúde e bem-estar físico e mental.
Website: http://blog.pitangamodapraia.com.br/