fbpx
Ligas de futebol

Saiba como são organizadas as principais ligas de futebol

A FIFA divulgou um extenso relatório no qual explica como são organizadas as principais ligas de futebol do mundo e também como são feitas as vendas de direitos da TV. Confira abaixo um resumo. Se quiser baixar o relatório completo, em inglês, clique no link no final deste artigo.

Como são organizadas?

De acordo com a FIFA, em dois terços dos casos, quem fica responsável pela organização da primeira divisão são as federações do país. Sendo assim, o Brasil fica ao lado da maioria das organizações, já que a organização do campeonato brasileiro é responsabilidade da CBF.

O Brasileirão, de acordo com o relatório da CBF está entre as dez principais ligas de futebol do mundo, e apesar disso, os clubes vêm ganhando mais poder com o passar dos anos e a relação com a CBF dá aos clubes benefícios em alguns pontos para os dirigentes.

Formato

A maioria dos campeonatos tem o formato como conhecemos aqui no Brasil, em geral, sessenta por cento das competições domésticas tem como formato os pontos corridos, tanto dentro quanto fora de casa nas partidas.

Patrocinador

Uma curiosidade a esse respeito, é que segundo a FIFA, sessenta e três por cento dos campeonatos da primeira divisão têm um patrocinador no nome. No Brasil, por exemplo, o nome do Campeonato Brasileiro é Brasileirão Assaí, essa grande rede de supermercados patrocina o principal campeonato brasileiro desde 2018.

Como funciona as vendas de direitos de TV

Essa prática é mais comum do que você pensa. No entanto, a venda pelos direitos de transmissão acontece em apenas vinte e três dos duzentos e cinco países, isso acontece porque os clubes têm a possibilidade de vender individualmente seus direitos de TV para as partidas.

Porém, a venda de transmissão coletiva, pode ser muito mais vantajosa já que, a possibilidade de negociar os valores é maior. Essas negociações valem tanto para a transmissão em tv aberta quanto para as tvs por assinatura.

Transferências

As transferências não podem ocorrer o ano todo, a FIFA coloca limites para que elas aconteçam. Atualmente, a janela anual de transferências é de noventa e sete dias no ano. No Brasil, essa janela quase não existe já que, as transferências nacionais têm como limite a data de inscrição no campeonato.

Então, as transferências existenciais são as de jogadores que chegam de fora do país, já que a FIFA não permite que as transferências ocorram o ano inteiro, ela disponibiliza essas janelas de transferências para que os clubes possam trazer jogadores de fora do país para os clubes.

Se você acompanhou esse post até aqui, significa que gostou do conteúdo. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais, e continue acompanhando os próximos para ficar sempre por dentro das novidades e novas informações!

Clique aqui para baixar o relatório completo em inglês.

Deixe uma resposta