Como foi o 1º Seminário de Marketing Esportivo Digital

Na última sexta-feira, 26 de maio, rolou em Porto Alegre (RS) o 1º Seminário de Marketing Esportivo Digital. O evento começou com um bate-Papo com com Duda Garbi (rádios Gaúcha e Atlântida) e Eduardo Santos (O Bairrista), considerados influenciadores digitais no esporte.

Em seguida, foi a vez de Fernando Ferreira, fundador da Pluri Consultoria e da Sportfood. Entre outras curiosidades, ele falou das peculiaridades de se montar as redes gastronômicas de clubes de futebol como Grêmio, Palmeiras e Santos. No último caso, por exemplo, cogitou-se montar um restaurante especializado em peixe, mas pesquisas de mercado contrariaram essa associação.

A palesta mais interessante foi a de Alberto Levy, focada em inovação no esporte. Ele destacou principalmente três tendências para o futuro: “eSports”, “wearables” (tecnologias vestíveis) e “sports analytics” (estatísticas esportivas). Em relação à primeira, por exemplo, ele comparou a audiência online do Super Bow (três milhões de streamings) com o de uma competição de League of Legends (32 milhões). Também se mostrou surpreendido com o fato de alguns estádios de futebol sequer oferecerem WiFi para os torcedores.

De tarde, Rodrigo Castro (OTB Sports) falou sobre gerenciamento de reputação na Web. Sua empresa tem entre seus clientes jogadores como Seedorf, Dudu (Palmeiras), Guerrero (Flamengo) e Douglas (Grêmio). Basicamente, discorreu sobre boas práticas nas redes sociais e o que não fazer para prejudicar a imagem dos atletas.

Deivis Tavares explicou como a Intelly implementou sistemas de envio de SMS e e-mail marketing para ajudar clubes grandes (Grêmio e Internacional, por exemplo), médios (América-MG) e pequenos (Ferroviária) a se comunicarem com seus sócios e torcedores.

Rafael Terra, da Fabulosa Ideia (organizadora do evento ao lado da Ms+ Sports) falou um pouco sobre marketing digital aplicado ao esporte. Depois, rolou uma espécie de Grenal Digital, quando representantes das áreas de comunicação e marketing de Grêmio (Patricia Velho de Carvalho) e Inter (Alexandre Ernst) explicaram como os clubes trabalham neste aspecto. Ernst anunciou ainda que o seu clube está prestar a lançar uma rádio exclusivamente online.

Por fim, Fernando Trein, professor da ESPM, fechou o interessante evento com uma abordagem mais genérica sobre o marketing esportivo.

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo