Educação, esporte e transformação social são temas do livro bilíngue sobre 20 anos de atuação de entidade

Porto Alegre -Rio Grande do Sul 5/1/2021 – Para Marcelo Ruschel, fundador do WimBelemDon, “a ideia do livro foi documentar tudo que fizemos e como mantemos vivo esse sonho até hoje.”

ONG WimBelemDon lança livro “Uma História de Sonhos, Educação, Perseverança e Transformação Social”

Uma quadra de tênis abandonada e tomada pelo mato foi o começo da realização do sonho de um fotógrafo que há 20 anos contribui para a transformação social de crianças e adolescentes no bairro Belém Novo, em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). A trajetória árdua, porém, vitoriosa dos 20 anos de atuação do WimBelemDon está retratada nas 292 páginas do livro bilíngue “Uma História de Sonhos, Educação, Perseverança e Transformação Social”.

Sonhado e materializado por Marcelo Ruschel, com a parceria de sua esposa Luciane Barcelos, o projeto faz a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e/ou vulnerabilidade social. Utilizando o esporte, a cultura, a sociabilização e a educação como ferramentas de desenvolvimento integral, tem no tênis seu principal atrativo para cativar e fidelizar os educandos.

O WimBelemDon conquistou o amor e admiração de embaixadores (pessoas que incorporaram a identidade da organização e se tornaram porta-vozes da causa) como os ex-tenistas Thomaz Koch e Fernando Meligeni, que participam desde o início, e também do tenista Bruno Soares e do confeiteiro Lucas Corazza.

As brincadeiras com os nomes, desde o do próprio projeto WimBelemDon (com o famoso torneio de tênis de Wimbledon), até a nomenclatura dos eventos para angariar fundos como, por exemplo, o Ué!? SOPA! (US Open) e o Rolando Arroz (Roland Garros) demonstram a criatividade que também é usada para a solução de problemas pela equipe.

Além das dificuldades características do Terceiro Setor, como a constante busca por recursos, o projeto também enfrentou imprevistos e golpes. O incêndio na sede da ONG, a necessidade repentina da compra do terreno que era alugado, um ataque cibernético ao servidor com mais de 400 GB de documentos, fotos e vídeos com pedido de resgate em criptomoedas, o alagamento da quadra no dia da visita do tenista Gustavo Kuerten e a pandemia de 2020, que obrigou o WimBelemDon a se reinventar para continuar ajudando as famílias de seus educandos além de outras comunidades, são alguns dos episódios relatados no livro.

A resiliência e determinação foram fundamentais na procura por profissionalização e manutenção do Projeto através de diversas formas. A orientação vem de referências no setor como a ONG Parceiros Voluntários e entidades como a Fundação Itaú Social, entre outras. A manutenção ocorre através da doação de pessoas físicas e jurídicas, campanhas de crowdfunding, patrocínios, apoios, além da própria equipe e da comunidade que não cansa de demonstrar a importância desse Projeto já reconhecido nacional e internacionalmente.

Histórias de superação e sonhos realizados como a dos ex-educandos – Jaleska Teixeira Mendes, formada em Educação Física e educadora no WimBelemDon, e Rafael Bernardes, jornalista responsável pela mídia digital da instituição – são alguns dos exemplos de transformação social citados na obra.  

O método de ensino calcado em um modelo de valores – que tem como atributos amor, honestidade, empatia, perseverança, gratidão, gentileza e generosidade – é introjetado na cultura dos educandos. Os relatos emocionantes ampliam a visibilidade e a percepção do valor humanitário e cultural do trabalho, além de ser uma ferramenta de inspiração e estímulo a iniciativas dessa natureza. “O livro fala de um sonho que hoje é sonhado por várias pessoas. Se servir de inspiração para uma pessoa apenas, já estará valendo a pena”, finaliza Ruschel.

Informações para aquisição do livro podem ser solicitadas através do e-mail cristiano.santarem@wimbelemdon.com.br ou do WhatsApp (51) 3242.5637 e sobre o Projeto no site https://www.wimbelemdon.com.br/

 

Ficha técnica do livro:

Coordenação Editorial e Edição: Milene Leal – Entrelinhas Conteúdo & Forma

Redação: Vívian Gamba

Projeto Gráfico e Direção de Arte: Luciane Trindade

Ilustrações: Bendito Design

Apoio: Fundação Itaú Social e BNP Paribas

Realização: WimBelemDon, Instituto Cultural Quattro, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

Mais informações, fotografias, vídeos e entrevistas com:

Denise Rocha Almeida – Z.Y. Dê Assessoria de Imprensa

Fone: 51 991525951. E-mail: dealmeida.comunicacao@gmail.com 

Website: http://www.wimbelemdon.com.br

Descubra mais sobre Novo Esporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo